Quem Somos?

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA

 

Projeto Casinha de Leitura foi criado no ano de 2000, pelo professor Jefferson Júnior de Oliveira Souza, como alternativa de subsidiar os professores da Escola União Libertadora, nas atividades pedagógicas de estímulo e fomento do gosto pela leitura e escrita nos alunos de ed. infantil a 4ª série do ensino fundamental. Devido às dificuldades apresentadas pelos professores para trabalharem a leitura em sala de aula, e que, a escola não dispunha de uma biblioteca, sala de leitura ou um espaço adequado para desenvolver ações de incentivo a leitura e escrita da criança, criou-se o Projeto Casinha de Leitura, Mine biblioteca itinerante.

Em 2004, o Projeto foi reelaborado objetivando difundir a metodologia lúdica, formar novas pessoas através de oficinas lúdicas e levá-lo a novas escolas, então criou-se o projeto de expansão “Pombo Correio” com a finalidade de fazer o Casinha chegar aos mais longínquos lugares. Assim, foi ampliado para 03 outras escolas sendo da zona rural, região de rios. Cada escola após a formação, recebeu um kit com 01 casinha de leitura, 01 casal de fantoches, 01 curtina para teatro de fantoches, 30 cx. de lápis de cor, 01 cx. de lápis comum, 02 cx. de borracha branca, 02 resmas de papel almaço, 02 resmas de papel A4, 100 livros de literatura infantil, 01 CD de músicas infantis, 01 livro de catalogação e 01 livro para registro de empréstimo.

A partir de 2005 em virtude dos resultados eficazes, o Projeto foi reconhecido e adotado pela Secretaria Municipal de Educação ganhando uma dimensão maior. Passou a ser desenvolvido objetivando contribuir com o papel da escola na política mais eficiente da leitura e escrita e democratizar o acesso ao livro e a leitura. Desenvolveu o Curso “Práticas de Leitura” voltado para a formação do professor através de palestras, oficinas lúdicas (contação de histórias, teatro infantil, de fantoches, de sombra, mediação de leitura, jogos de leitura, roda de histórias, confecção de livros artesanais, produção textual, cantigas pedagógicas), atividades lúdicas, caravanas, eventos e etc. realizadas em logradouros públicos, escolas, casa da criança, abrigos, hospitais, asilo e etc. abordando temáticas sobre alfabetização, leitura, escrita e letramento. Foi ampliado para 08 escolas da rede municipal, atendeu 3.498 pessoas e distribuiu 800 livros.

Em 2006, foi ampliado para outras 10 escolas, atendeu 6.172 pessoas e distribuiu 1.750 livros.

Em 2007 firmou parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil – SBB, contemplou mais 20 escolas, atendeu 3.673 pessoas e distribuiu 16.022 livros.

Recebeu a MOÇÃO DE APLAUSOS nº 245/07, pela implantação do Projeto nas Escolas da Rede Municipal de Ensino (mini bibliotecas);

Em 2008, ganhou dois prêmios do Ministério da Cultura: “Ludicidade”, do Programa Pontinho de Cultura e “Pontos de Leitura” do Programa mais Cultura, em homenagem a Machado de Assis, tornando-se um Ponto de Leitura e passando a integrar a Rede do Programa mais Cultura do ministério da cultura – MINC. Ampliou para mais 40 escolas, distribuiu 13.532 livros de literatura infantil e atendeu 15.615 pessoas.

Em 2009, continuou expandindo e inovando a metodologia, as ações e o campo de atuação. Ampliou o Curso Práticas de Leitura para o município de Juruti, onde se criou o Projeto Navegando no Mundo Encantado da Leitura com a mesma metodologia do Casinha. Em Santarém, além de 20 novas escolas, duas UMEI’s também receberam o projeto. Lançou os subprojetos “Ludicidade no Parque”, “Agente Escolar de Leitura”, “cine rural” que passou a integrar as Caravanas da Leitura – ação específica para atender as comunidades rurais e para fortalecer as ações de fomento e democratização de acesso ao livro, lançou o subprojeto “Biblioteca Escolar” – implantação de biblioteca com acervo de 200 livros em escolas da zona rural.

Em 2010, o Projeto completou dez anos e contou com uma equipe formada por 20 educadores, 03 voluntários e 47 Agentes de Leitura que atuaram em 102 escolas da Rede Municipal de Ensino. Lançou os subprojetos “Espetáculos Infantis”, “Laboratório Lúdico Pedagógico” – que atendeu 80 alunos repetentes em defasagem idade série e “Show Musical” a fim de valorizar a cultura local, lançou o Livro comemorativo de 10 anos “Cantigas Pedagógicas” – coletânea que reúne 37 cantigas tradicionais. Ampliou para 01 escola, doou 6.483 livros e atendeu 20.097 pessoas entre alunos, professores e comunitários através das ações diversas.

Em 2011, O Casinha ampliou suas ações lançando os subprojetos Caravana Itinerante e Meu Natal Literário. Firmou parceria com a emissora de TV Tapajós – afiliada a Rede Globo, atendendo assim diretamente um público de 26.879 pessoas entre alunos, professores e comunitários. Nesse ano distribuiu um total de 14.780 livros de títulos diversos oriundos de doações da Associação Vaga Lume e Sociedade Bíblica do Brasil.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Projeto o professor Jefferson Souza recebeu o título de Funcionário Padrão 2011 da Secretaria Municipal de educação – SEMED.

Em 2012, o Projeto criou a Rede Municipal de Biblioteca Escolar com a finalidade de contribuir com a implementação da Lei Federal 12.244/10 que torna obrigatório a implantação de uma biblioteca em todas as escolas;

Assessorou o município de Belterra na formação de professores com o curso Práticas de Leitura;

Recebeu a Placa da Sociedade Bíblica do Brasil, em Homenagem e Reconhecimento ao Trabalho Social realizado em parceria com a SBB no município de Santarém;

É um dos finalistas a concorrer o SELO TECNOLOGIA EDUCACIONAIL 2012, concedido pelo Ministério da Educação – MEC, em reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na zona rural com o subprojeto “Caravana de Leitura nas Escolas do Campo”.

Todo trabalho e esforço da equipe que ao longo dos anos têm como finalidade proporcionar um aprendizado lúdico às crianças e servir como ferramentas inovadoras para os professores trabalharem na sala de aula, facilitando assim o aprendizado e contribuir com a formação de uma cidade de leitores

As atividades do projeto são desenvolvidas com recursos oriundos da prefeitura Municipal de Santarém – mantenedora – e de parceiros – Sociedade Bíblica do Brasil, Associação Vaga Lume, Empresários e pessoas físicas.

5 Respostas

  1. gostei do projeto de vcs muito mesmo trabalho numa ong Ação Social Saõ Mateus onde temos creches e CCAs queria saber se poderiam vir fazer uma apresentão voluntaria para nossas crianças? conheci vcs pela internet me apaixonei!!!!!!!! aguardo anciosa pela resposta meu imail lucineide.mj@ gmail.com

  2. Caro Professor Jefferson e amigos do Casinha de Leitura.
    Sou do Grupo Luz e Ribalta (www.luzeribalta.com.br) e temos um espetáculo da escritora Tatiana Belinky que está realizando um Circuito com o Projeto Petrobrás Distribuidora de Cultura. Achamos muito interessante o projeto de vocês e temos interesse em uma parceria.
    Vou escrever no seu e-mail.
    Um abraço
    Luiz Amorim

  3. Olá Vanessa Priscila!!
    Sou Jefferson Souza, coordenador do Casinha. Fico feliz em tê-la como visitante de nosso blog. Teremos o maior prazer em contribuir com sua pratica pedagógica. Podemos manter contato por e-mail casinhadeleitura00@yahoo.com.br / jeffersonsouza06@yahoo.com.br
    Qual o nome de seu projeto??
    Ele é desenvolvido em que municipio??
    Qual a principal finalidade de vcs??
    Abraços e aguardamos contato.

  4. Trabalho em um projeto sócio educativo onde atendemos crianças e jovens de 6 a 14 e 11meses,
    e atraves da internet tive o prazer de conhecer o projeto de vocês e o trabalho maravilhoso que realiam com as crianças, junto a minha equipe gostaria que entrasem em contato para esclarecimentos…
    Desde ja agradeço…

    • Trabalho em um projeto sócio educativo onde atendemos crianças e jovens de 6 a 14 e 11meses,
      e atraves da internet tive o prazer de conhecer o projeto de vocês e o trabalho maravilhoso que realiam com as crianças, junto a minha equipe gostaria que entrasem em contato para esclarecimentos…
      Desde ja agradeço…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: