Parcerias

Ponto de Leitura

O Projeto Casinha de Leitura, conta com a ajuda de algumas instituições que por acreditarem na seriedade e qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do Casinha, são parceiras, responsáveis pelo desenvolvimento de algumas ações do projeto. Recebemos apoio de órgãos Federais, Instituições não governamentais – ONG’s, Instituições Sociais, pessoas físicas, enfim, pessoas que acreditam na importância do trabalho desenvolvido em prol do fomento da leitura e escrita no município de Santarém.

MINC. O Projeto Casinha de Leitura foi ganhador do prêmio Ponto de Leitura 2008 do Ministério da Cultura em homenagem a Machado de Assis, passando então a integrar a Rede Nacional de Pontos de Leitura do MINC.
O reconhecimento do Projeto, se deu graças a qualidade das ações desenvolvidas pela equipe ao longo dos anos. Como Ponto de Leitura o Projeto Casinha de Leitura recebeu um riquíssimo acervo bibliográfico composto com 600 títulos, além de mobília para equipar sua Biblioteca,desde então firmou-se uma parceria entre o Ponto Casinha de Leitura e o Ministério da Cultura com objetivo de fortalecer o trabalho de fomento da leitura e escrita no município de Santarém.

Sociedade Bíblica do Brasil (S.B.B)

logo_SBBA Sociedade Bíblica do Brasil – S.B.B. é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural que tem como missão difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e de desenvolvimento cultural e social. Em setembro de 2007 firmou parceria com a SEMED através do Projeto Casinha de Leitura e até hoje já distribuiu mais de 63.518 exemplares, entre eles livros de histórias bíblicas infantis, Bíblias NTLH, de Estudo, em Áudio, Porções, Revistas e Bíblias em Braile para 120 escolas da Cidade e do Campo (região de rios e planalto) que foram cadastradas e mais de 170 atendimentos com doações avulsas em minicaravanas e solicitações de escolas. Atualmente em Santarém, atende a 12 instituições cadastradas, realizando doações de leituras bíblicas, acompanhamento pedagógico e atividades com crianças, atendimento aos idosos, deficientes visuais e comunidades de modo geral. As doações acontecem em meio as atividades nas escolas e instituições e o fechamento se dá com a entrega de kits de variados materiais que podem ser para complemento de acervo de Biblioteca Escolar ou entrega individual por participante. Aos interessados em cadastrar sua instituição devem procurar a coordenação de doação no Projeto Casinha de Leitura. Sua sede regional está localizada em Belém-PA.

Associação Vaga Lume

A Associação Vaga Lume (www.vagalume.org.br) é uma organização social que, desde 2001, desenvolve projetos de educação e cultura em 170 comunidades de 23 municípios da Amazônia Brasileira: Cruzeiro do Sul (AC), Barcelos (AM), Carauari (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tefé (AM), Uarini (AM), Macapá (AP), Barreirinhas (MA), Guimarães (MA), Mirinzal (MA), Campinápolis (MT), Chapada dos Guimarães (MT), Belém (PA), Breves (PA), Castanhal (PA), Oriximiná (PA), Portel (PA), Santarém (PA), Soure (PA), Ouro Preto do Oeste (RO), Caracaraí (RR), Pacaraima (RR), Ponte Alta do Tocantins (TO).

Fundada a partir da crença de que o investimento em seres humanos é a melhor estratégia para a transformação de uma realidade. Desenvolve projetos de educação e cultura a partir do trabalho voluntário. Sua missão é criar oportunidades para intercâmbios culturais, por meio da leitura e da oralidade, valorizando o protagonismo de pessoas e comunidades rurais da Amazônia.

Com as suas estratégias de atuação – criação de bibliotecas comunitárias, formação de lideranças, gestão comunitária, intercâmbio cultural e valorização do patrimônio histórico da Amazônia – a Vaga Lume já observa melhorias significativas na qualidade de vida e educação rural na Amazônia.

Ao longo de praticamente uma década, a Vaga Lume: distribuiu mais de 80.000 livros novos de literatura para 170 bibliotecas comunitárias; formou 2.966 mediadores e 382 multiplicadores (que são as lideranças comunitárias); e, ainda, atingiu com suas ações mais de 22.000 crianças e jovens das comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira.

Sua atuação foi reconhecida pelo Prêmio Objetivos do Milênio, promovido pela Organização das Nações Unidas e pelo Governo Federal em 2005 e pelo Prêmio Mérito ao Desenvolvimento Regional da América Latina e Caribe Juscelino Kubitschek, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 2009. Recebeu também o Prêmio Vivaleitura, do Ministério da Educação e Ministério da Cultura, 2008; e o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, 2006 e 2008.

Em Santarém desenvolveu seu projeto piloto, implantando a primeira Biblioteca Comunitária na comunidade de Alter – do – Chão em 2001.

Em 2006 foi reconhecida pelo governo municipal de Santarém, do qual passou a receber um apoio pleno em suas ações. Desde então já são 11 Bibliotecas – dez em comunidades rurais (Alter – do – Chão, Maripá, Arapixuna, Urucureá, São Francisco e Paraná de Dona Rosa – região de rios e São Braz, Tabocal, Murumuru e Guaraná – no planalto santareno) e uma na zona urbana – com o Casinha de Leitura. Distribuiu 3.765 livros novos, contemplou mais de 12.000 pessoas e 139.911 empréstimos realizados nas bibliotecas comunitárias. Formou 178 mediadores e 23 multiplicadores (lideranças).

Atualmente é composto por 11 (onze) equipes que atuam em lugares distintos – 10 (dez) na zona rural e 01 (uma) na zona urbana onde se concentra a coordenação.

Para realização dos eventos maiores as equipes se reúnem para fortalecimento e eficácia do trabalho que anualmente desenvolvem como: Curso de Formações de Mediadores Vaga Lume; Encontro de Supervisão de Mediadores; Encontros Pedagógicos; Oficinas Metodológicas; Acompanhamento Pedagógico; Intercâmbio Comunitário; Roda de Histórias; Mediação de Leitura em Logradouros Públicos; Participações em Eventos Diversos e Vaga Lume na Praça.

2 Respostas

  1. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA INTEGRAR A ESCOLA QUE SOU GESTORA NESTE PROJETO, QUE VEM DE ENCONTRO COM NOSSOS ANSEIOS
    .

  2. A Equipe do Projeto Casinha de Leitura é mesmo demais. As atividades lídicas com as crianças, capacitações para os professores, entrega de doações, participações em eventos… estão sempre dispostos a fazer o seu melhor. Parabéns a todos que fazem do Projeto um dos melhores na area da Educação no Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: