Nossas Ações

NOSSAS AÇÕES

 As atividades do Projeto Casinha de Leitura estão divididas em quatro linhas de atuação gratuita e uma com gratificação: Formação Continuada; Fomento da Leitura e Escrita, Democratização de Acesso Gratuito ao Livro; Valorização Cultural / Preservação do Meio Ambiente e Captação de Recursos devido precisar custear algumas de suas despesas.

 OBJETIVOS

.    Democratizar o acesso ao livro através de ações literoculturais diversas;

.    Possibilitar a formação continuada dos professores, para que os mesmos sejam mediadores na construção de conhecimento de forma contextualizada;

.    Garantir às Escolas da rede municipal de ensino, o acesso a recursos materiais que propicie condições de desenvolver ações lúdicas e técnicas diversificadas de incentivo a leitura e escrita do aluno;

.    Estimular o professor a repensar o fazer pedagógico no centro da temática “leitura e escrita eficiente” despertando no aluno, o gosto pela leitura, e assim, inseri-los em uma cultura letrada;

.    Estimular a preservação, valorização e resgate da cultura local e meio ambiente;

METAS

.    Democratizar o Acesso ao Livro e Fomentar o Gosto pela Leitura e Escrita em 10% da População do Municipio de Santarém;

.    Formar 80% dos professores da educação infantil, série inicial de 1ª ao 5ª ano do ensino fundamental das zonas urbana e rural (região de rios e planalto);

.    Expandir o Projeto Casinha de Leitura para todas as UMEI.

.    Fortalecer os Acervos Bibliográficos das Casinhas de Leitura, Vaga Lume e Sociedade Bíblica com Doações de mais 10.000 livros por ano.

 

AÇÕES DESENVOLVIDAS

FORMAÇÃO:

São atividades que visam garantir a formação continuada de professores da Rede Pública Municipal de Ensino a fim de estimulá-los a repensar o fazer pedagógico no centro da temática “leitura e escrita eficiente” para assim, despertar no aluno, o gosto pela leitura e escrita inserindo-os em uma cultura letrada.

Cursos: Práticas de Leitura, composto com palestras e oficinas, com carga horária mínima de 40 h/a.

             Dinamização e Organização de Bibliotecas Escolares, com carga horária mínima de 40h/a.

Palestras: O lúdico na sala de aula; Fases de aquisição da leitura e escrita; Como desperta o gosto pela leitura e escrita; Práticas de Alfabetização e Letramento;

Oficinas: Práticas de Alfabetização e Letramento, Cantigas Pedagógicas, Teatro Infantil, Origami, Confecção e Manipulação de Fantoches, Roda de Histórias, Confecção de Livros Artesanais, Jogos de Leitura, Teatro de Sombra, Produção Textual, Mediação de Leitura, Contação de Histórias, Otimização dos Recursos Lúdicos Pedagógicos na Sala de Aula, Confecção de Avental, Artes Plásticas, Reutilização de Resíduos Sólidos e Jogos Teatrais.

FOMENTO DA LEITURA E ESCRITA

Atividades Lúdicas: ações (contação de histórias, desenho livre, mediação de leitura, teatro de fantoches, pintura facial, teatro de sombra, etc.) desenvolvidas para um público adverso em escolas, praças, parques, hospital, casa da criança, abrigo municipal, orla, etc.;

Caravanas de Leitura nas Escolas do Campo: Ações itinerantes intensivas desenvolvidas na zona rural (região de rios e planalto), quando toda equipe do projeto atende através de oficinas, atividades lúdicas, palestras, cine rural os professores, alunos e comunitários em geral;

Projeto Ludicidade no Parque: Atividade que trabalha vivências significativas de leitura, escrita e educação ambiental com crianças da rede pública de ensino, tendo como elemento motivador o lúdico, através de contação de histórias, mediação de leitura, teatro de fantoches, jogos, leitura livre, apresentação de espetáculos infantis, brincadeiras e demais atividades que são desenvolvidas no Parque da Cidade.

Projeto Ludicidade Itinerante: Atividade realizada em escolas da zona urbana que trabalha atividades de leitura, escrita com crianças da rede pública de ensino, tendo como elemento motivador o lúdico, através de contação de histórias, mediação de leitura, teatro de fantoches, jogos, leitura livre, apresentação de espetáculos infantis, brincadeiras e demais atividades que são desenvolvidas nas escolas.

Declamação de Poesias: Educadores se apresentam fazendo declamações de poesias regionais de escritores regionais;

Espetáculos Teatrais: apresentação de espetáculos infantis diversos com temáticas de incentivo a leitura e preservação do meio ambiente;

IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 12.244/10 E DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO GRATUITO AO LIVRO.

Rede Municipal de Biblioteca Escolar

Grupo de Escolas com bibliotecas ou salas de leitura que se juntaram em prol do mesmo objetivo que é cumprir a Lei Federal 12.244/10 e elevar o fomento do gosto pela leitura em seu espaço educacional. Para participar, cada gestor precisa aderir a REDE e indicar um professor para ser lotado e atuar como Agente de Leitura que terá a função de dinamizador da leitura com os alunos na escola e periodicamente participam de oficinas pedagógicas de formação continuada, reuniões de acompanhamento, planejamento e avaliação.

Implantação de Casinha de Leitura: Mini biblioteca itinerante em escolas de ed. infantil e fundamental 1º ao 5º ano, inicialmente com um acervo de 100 livros adequados a idade série e materiais diversos de apoio ao desenvolvimento de ações lúdicas na sala de aula;

Implantação de Biblioteca Escolar: são implantadas em escolas de ensino fundamental maior e/ou médio com acervo inicial de 150 títulos composto com livros de referencia, ficção e não ficção, um kit de materiais de escritório e mobília básica;

Biblioteca Ponto de Leitura: Biblioteca de apoio pedagógico ao professor, equipado com acervo atualizado e diversificado disponível a pesquisa e consulta do professor, localizado na SEMED/setor do Projeto Casinha de Leitura;

 

VALORIZAÇÃO CULTURAL E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Oficinas: de capoeira; maculelê; dança regional e reutilização de materiais alternativos;

Projeto Cine rural: sessões de cinema nacional e regional, ofertada as comunidades da zona rural–região de rios e planalto;

Show Musical: Apresentações de músicas regionais – voz e violão em logradouros públicos e comunidades rurais.

Natal Literário: Espetáculo que retrata a crença do natal fazendo um paralelo entre o sentido religioso (nascimento de Jesus) e o consumista (Papai Noel).

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Como forma de captar recursos objetivando custear algumas despesas adicionais, em 2008, o Projeto passou a prestar alguns serviços na forma de assessoria (municípios vizinhos), evento e confecção de produtos para comercio.

Assessoria a municípios vizinhos:

Elaboração e implementação de projetos de fomento a leitura e escrita;

Projeto de Implementação da Lei Federal 12.244/10 – toda escola com biblioteca até 2020;

Formação de Professor

Curso Práticas de Leitura;

Curso Organização e dinamização de bibliotecas;

Palestras com temáticas pedagógicas;

Oficinas metodológicas diversas;

Produtos

CD – Casinha de Leitura: Para Ouvir e Ensinar – vol. 1;

CD – A Turma do Casinha: Para Ouvir e Ensinar – vol. 2;

DVD: Brincando com o Casinha de Leitura;

Fantoches de tecido – representação de humanos;

Avental de estórias;

Estórias em EVA;

Lápis artesanal;

Lembrancinhas para aniversários;

Serviços

Animação de aniversário infantil;

Ornamentação;

Fotografia;

Filmagem;

Criação de blog;

4 Respostas

  1. Parabens. Este projeto me deixou bastante satisfeita e levantou a minha autoestima para desenvolver o projeto de leitura na minha escola

  2. M

  3. Muito bom!

  4. Prof. Gleiciane, gostaria muito de participar dessa oficina, pois já fiz parte desse grupo e adoro o trabalho que vocês estão fazendo, parabéns!!!

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